Avançar para o conteúdo

PALAVRAS27

Saudades do Brasil em Portugal

com curadoria de Francisca Camelo

Saudades do Brasil em Portugal é uma conversa de Francisca Camelo com Gabriela do Amaral e Manu Bezerra de Melo.

Enquanto poetas, mulheres e brasileiras, esta conversa terá como eixo de partida a vivência da criação e produção de poesia, estando deslocadas do seu território físico e cultural de origem. Como é que a identidade linguística, cultural e quotidiana se move através dos diferentes territórios na poesia?
E porque “a poesia deve ser feita por todos” e “a poesia é feita contra todos” (António José Forte), dia 8 de Maio, às 14 horas, vamos conversar sobre a identidade da linguagem, a plasticidade da palavra e as fronteiras do território poético.

Francisca Camelo
Autora de “Cassiopeia” (Apuro Edições, 2018); “Photoautomat” (Enfermaria 6, 2019); “O Quarto Rosa” (semi-finalista do Prémio Oceanos 2019; Corsário-Satã, Brasil) e “A Importância do Pequeno-almoço” (Fresca Edições, 2020).

Gabriela do Amaral
Gabriela do Amaral nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. É poeta e mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela Universidade do Porto (Portugal), cidade onde vive desde 2017. Tem três livros publicados: “Acidentes Tropicais” (Editora Quelônio, 2019, São Paulo), “Cloro” (Editora Flan de Tal, 2019, Portugal) e “Língua-Mãe” (2021, Fresca, Portugal). Gabriela também tem participação em três Antologias: “Terceira Margem: Poesia de Portugal e do Brasil” (Enfermaria 6, 2019, Portugal), “Volta pra tua terra! uma antologia antirracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal” (Editora Urutau, 2021, Portugal/Brasil/Galiza) e o recém-lançado “110 Anos, 110 Poetas Antologia comemorativa dos cento e dez anos da Universidade do Porto” organizado pela Prof. Isabel Morujão com poetas prata da casa em 110 anos da Universidade do Porto (U.Porto Press, 2021, Portugal). Em 2021 co-mediou com o Prof. Leonardo Tonus a mesa “Corpos Resistentes, corpos esgotados” no Projeto Migra com a participação do designer de moda Ronaldo Fraga e na Bienal Internacional do livro do Rio foi mediadora da mesa “Poesia para re-existir” com a participação dos poetas Michel Melamed, Luciene Nascimento, Tom Grito e João Doerdelein.

Manu Bezerra de Melo
Manuella Bezerra de Melo é curadora e organizadora da antologia VOLTA para tua terra. Autora de Pés Pequenos pra Tanto Corpo (Urutau, 2019), Pra que roam os cães nessa hecatombe (Macabéa, 2020), ambos de poesia. A Fissura (Zouk) e Fado Atlântico (Urutau) são seus próximos livros, um de ensaio e outro de conto, ambos previstos para 2022. É jornalista especialista em literatura brasileira e interculturalidade, mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas e, atualmente, doutoranda no Programa de Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas na Universidade do Minho, em Portugal, onde vive desde 2017.

Tags:

Data

08 Mai 2022
Expirado!

Hora

16:00 - 17:00

Mais Informação

Mais Informação

Etiquetas

MAP
Auditório

Local

Auditório
Templo da Poesia
Mais Informação