Fala D. Inês Qual será o...
Ler Mais +Poeta
Garcia de Resende teve um papel histórico extremamente relevante como compilador, visto que documentou o panorama literário de uma época em seus próprios versos, e juntou-os aos escritos de outros poetas importantes, tornando-se de extrema importância para a literatura pelo teor documental da história social.
1470 | POETA
Garcia de Resende
foto: Carmo Montanha
vida e obra
Viveu durante os reinados de D. João II, D. Manuel e D. João III, sendo sempre fiel à corte, onde desempenhou cargos de importância, e desenvolveu toda a sua atividade como artista. Foi, inclusive, um possível secretário particular de D. João II, rei por quem tinha tamanha admiração.
Prestou serviços importantes para D. Manuel em 1498 e 1514, e foi Escrivão da Fazenda no reinado de D. João III,
Possuía grandes talentos nos ramos da música, desenho, arquitetura e, acima de tudo, na literatura. Foi uma testemunha importante da corte e da sociedade daquela época, visto que participava ativamente dos ambientes palacianos destes três reinados.
Cedo se revelou dotado para letras, tendo sido autor de composições em verso e em prosa e o compilador do Cancioneiro Geral.
Como era apanágio do seu tempo, desenvolveu diversas facetas, entre as quais o desenho, a poesia e a música e foi um animador apreciado dos serões palacianos.
O seu nome ficou para sempre associado à compilação do Cancioneiro Geral, que constitui uma matriz da memória de mais de 200 poetas.
“Se cá sois bem ensinado
cada feira valeis menos
e se mal sois estranhado
dous dias e logo vemos
ficardes mais estimado.”
Excerto de "Novas da Corte"|
o poeta no parque
partilhar
conteúdo relacionado
Nota Biográfica
Nascimento: 1470 – Évora
Morte: 3 de fevereiro de 1536 – Évora
cancioneiro Geral
Não posso adiar o amor
- poemas
- palavras
- recursos
- bibliografia
Não existem ainda palavras para apresentar sobre este poeta.
Não existem ainda recursos para apresentar sobre este poeta.