CULTO, onde a poesia se mistura com a música, a dança e a performance.
Um projeto com concepção artística da Musgo em parceria com o Município de Oeiras e integrado no Oeiras27.
Damos Forma ao Futuro.

Intervenção artística

Culto

Apresentação

O projeto, que integra a programação Oeiras 27 no âmbito da candidatura à Capital Europeia da Cultura, foi filmado no Parque dos Poetas e convidou 19 figuras destacadas da poesia, do teatro, da música, da dança e da performance a ocupar e a deixar-se inspirar por este espaço, tanto de dia como de noite. A cada episódio, e sempre em locais distintos do Parque, dois artistas apresentam leituras de poetas novos ou consagrados que justapõem expressões artísticas e procuram desassossegar as formas tradicionais de dizer e fazer poesia. O resultado desse trabalho é um objeto artístico singular que revela afinidades surpreendentes entre texto, voz, espaço, movimento e câmara.

‘Culto’ tem realização de Ricardo Reis e direção artística de Paulo Campos dos Reis. O projeto é fruto de uma parceria entre o Município de Oeiras e a MUSGO Produção Cultural e conta com o apoio à divulgação da RTP Palco, que fará retransmissão dos conteúdos nas suas plataformas digitais. Os episódios, com duração de 15 a 30 minutos, serão lançados nas redes sociais Facebook e Instagram do Município de Oeiras, do Oeiras 27 e da  MUSGO, onde ficarão disponíveis com estreias marcadas para as 10h00 das sextas-feiras.

Atividades

conteúdo relacionado

Ficha Técnica

Realização: Ricardo Reis
Programação: Paulo Campos dos Reis
Direção de Produção: Ricardo Soares | Regina Gaspar
Produção Executiva: Rute Xavier | Filipe Araújo (MUSGO)
Produção Executiva: Ana Paula Jardim (Templo da Poesia)
Imagem: Ricardo Reis | João Solano | Diogo Pires | Fábio Guarda (Ep. 1) | Dânia Viana | Pedro Oliveira (Storyhunters)
Motion Graphics: Eduardo Teixeira
Fotografia: Pedro Francisco

Design Gráfico: Pedro Marques
Captação de Som: Hugo Furtado (Show Ventura)
Pós-produção Áudio: André Reis
Luz: Marco Lopes | Miguel Ferreira | Carlos Arroja | Nuno Gomes
Fábio Ventura (Show Ventura)
Direção Técnica: Show Ventura | Ricardo Soares
Comunicação e Conteúdos de Redes Sociais: Nuno Gervásio
Assessoria de Imprensa: Inês Rodrigues Correia
Apoio: RTP Palco

Gravações e Filmagens: Verão de 2020 

Estreias: de 5 de fevereiro a 2 de abril de 2021

Musgo

MUSGO Produção Cultural

https://musgo.org.pt/

Episódios

Beatriz Batarda diz poemas de Natália Correia e Filipa Leal. Vera Mantero dança sobre material sonoro em torno de Natália Correia numa criação original.

Teresa Coutinho diz poemas de David Mourão-Ferreira e de Raquel Nobre Guerra. Noiserv interpreta dois temas de sua autoria, «Dezoito» e «Vinte e Três».

Pedro Lamares, ator e diseur, junta-se ao músico Andrés “Pancho” Tarabbia, numa criação original sobre os poemas e inspiração do incontornável poeta Herberto Helder.

Paulo Campos dos Reis diz poemas de António Ramos Rosa. Francisco Camacho dança a partir de “O Aprendiz Secreto” de Ramos Rosa numa criação original.

Nuno Moura lê Alexandre O’Neill e Mário Cesariny e Nuno Moura. Carlos Zíngaro toca duas peças de sua autoria, “Figura” e “Saída”.

Luca Argel lê Carlos Drummond de Andrade e Luca Argel. Ana Deus lê Ana Farrah Baunilha e Regina Guimarães. Ambos interpretam um tema da sua autoria, “Barrow on Furness”, com poema de Fernando Pessoa.

Cirilia Bossuet diz Alda Lara e Gisela Casimiro. Wavovádio Gomes e Luísa Bossuet dançam “Rebita” de Banda Maravilha e “O Anel” de Dina Santos.

Isaque Ferreira diz Bocage e João Habitualmente. Manuel João Vieira interpreta dois temas de sua autoria e improvisa um poema.

Diogo Dória diz Mário Cesariny, Rui Cinatti, Ricardo Reis e Carlos de Oliveira. João Fiadeiro revisita a sua criação “I am sitting in a room different from the one you are in now”.

partilhar
Masterclasses

O enigma Sophia

Onze convidados respondem a onze questões sobre Sophia de Mello Breyner Andresen.

Masterclasses

Pessoa convida pessoas

Onze convidados respondem a onze questões sobre Pessoa.